Otávio Francisco dos Santos (Salvador, 1943 - 2010)
"Por José Eduardo Ferreira Santos: o escultor Otávio Francisco dos Santos, conhecido como Otávio Bahia, morava em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), e sua obra percorreu o mundo. Escultor de máscaras africanas, de homens e mulheres negras na melhor tradição milenar das esculturas dos povos africanos, Otávio Bahia morreu sem o reconhecimento merecido, isto é, nem o retorno financeiro e da crítica sobre o seu trabalho.
Escultor desde a década de 1970, foi em junho de 2010 que foi noticiado em uma reportagem televisiva no programa Bahia Revista, da TV Bahia, onde o seu trabalho foi mostrado. Concluiu o ano com seu canto de cisne para entrar para a história. Otávio Bahia deixou um legado simbólico com milhares de peças que estão espalhadas pelo Brasil e o mundo.
Vendidas em lojas de artesanato de alto padrão no Mercado Modelo, Pelourinho, Praia do Forte e no Aeroporto, Otávio produziu muito sistematicamente durante a sua vida, tendo conseguido em sua casa uma bem elaborada oficina para realizar o seu trabalho de escultor, junto com seus filhos, cujo o único que continua a manter vivo o ofício é César.
Com a morte de Otávio Bahia, a arte escultórica em madeira no Subúrbio Ferroviário de Salvador teve uma perda mais que significativa, pois seus herdeiros na arte foram poucos e seu filho, César Francisco dos Santos, que ainda faz algumas obras, não conta mais com o completo maquinário do ateliê constituído em vida por Otávio.
Com sua morte, o mundo perdeu um notável artista que, talvez, por morar em uma região identificada por estigmas, carregou por toda a vida a linha da invisibilidade local, embora a sua obra seja conhecida praticamente em todo o mundo – menos no SFS e nos círculos culturais da Bahia.
Considero Otávio Bahia o representante máximo da arte escultórica suburbana, tanto pelas obras produzidas, como pela contribuição que trouxe para as artes brasileiras, embora não tenha sido ainda devidamente reconhecido.
Suas mãos restabeleceram o nexo entre a tradição ancestral e a contemporaneidade na recriação de uma “África Bahia [que] não existe em canto algum… Essa África só existe aqui”, como escreveu o querido Gey Espinheira (1998, p.27)¹, endossado por Emanoel Araujo, João Jorge (Olodum) e Alberto Pita (Cortejo Afro).
A África foi reconstruída simbolicamente no Subúrbio Ferroviário de Salvador através da obra desses artistas e seus continuadores. Otávio Bahia deu cor e forma em imagens, esculturas e máscaras a este modo culturalmente elaborado de representação surgido em tempos imemoriais. No entanto, é sofrível pensar que nesta Cidade de São Salvador da Bahia poucos conheçam a sua obra." (Fonte: https://tirandodacachola.wordpress.com/conteudos-especiais/tema-de-novembro/opinativos/)
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: Otávio Bahia |
Dimensões: 15cm x 59cm x 28cm aproximadamente |
Técnica: madeira esculpida |
Registro fotográfico anterior à intervenção

Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Perda de suporte e rachaduras |
Fotos - detalhes




Perda de suporte e rachaduras |
Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)
Limpeza e higienização |

Enxerto com resina epóxi |

Aplicação de filme de isolamento |

Reintegração pictórica mimética |

Aplicação de filme protetor final |

Registro comparativo
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 78
Antes |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 78
Depois |




Registro fotográfico pós intervenção

Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no suporte |
Limpeza e higienização |
Enxerto com resina epóxi |
Intervenção na pintura |
Limpeza e higienização |
Aplicação de filme de isolamento |
Reintegração pictórica mimética |
Aplicação de filme final |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |
2 Comments
Add comment Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
Preciso seu contato para restaurar um quadro
Boa noite, Anna Luiza.
Seguem os nossos contatos.
11 97086-1081 (WhatsApp) ou ateliearterestauracao@gmail.com
Qualquer dúvida, pomo-nos à disposição.
Ateliê, Arte e Restauração.