Otávio Francisco dos Santos (Salvador, 1943 - 2010)
"Por José Eduardo Ferreira Santos: o escultor Otávio Francisco dos Santos, conhecido como Otávio Bahia, morava em Fazenda Coutos, no Subúrbio Ferroviário de Salvador (SFS), e sua obra percorreu o mundo. Escultor de máscaras africanas, de homens e mulheres negras na melhor tradição milenar das esculturas dos povos africanos, Otávio Bahia morreu sem o reconhecimento merecido, isto é, nem o retorno financeiro e da crítica sobre o seu trabalho.
Escultor desde a década de 1970, foi em junho de 2010 que foi noticiado em uma reportagem televisiva no programa Bahia Revista, da TV Bahia, onde o seu trabalho foi mostrado. Concluiu o ano com seu canto de cisne para entrar para a história. Otávio Bahia deixou um legado simbólico com milhares de peças que estão espalhadas pelo Brasil e o mundo.
Vendidas em lojas de artesanato de alto padrão no Mercado Modelo, Pelourinho, Praia do Forte e no Aeroporto, Otávio produziu muito sistematicamente durante a sua vida, tendo conseguido em sua casa uma bem elaborada oficina para realizar o seu trabalho de escultor, junto com seus filhos, cujo o único que continua a manter vivo o ofício é César.
Com a morte de Otávio Bahia, a arte escultórica em madeira no Subúrbio Ferroviário de Salvador teve uma perda mais que significativa, pois seus herdeiros na arte foram poucos e seu filho, César Francisco dos Santos, que ainda faz algumas obras, não conta mais com o completo maquinário do ateliê constituído em vida por Otávio.
Com sua morte, o mundo perdeu um notável artista que, talvez, por morar em uma região identificada por estigmas, carregou por toda a vida a linha da invisibilidade local, embora a sua obra seja conhecida praticamente em todo o mundo – menos no SFS e nos círculos culturais da Bahia.
Considero Otávio Bahia o representante máximo da arte escultórica suburbana, tanto pelas obras produzidas, como pela contribuição que trouxe para as artes brasileiras, embora não tenha sido ainda devidamente reconhecido.
Suas mãos restabeleceram o nexo entre a tradição ancestral e a contemporaneidade na recriação de uma “África Bahia [que] não existe em canto algum… Essa África só existe aqui”, como escreveu o querido Gey Espinheira (1998, p.27)¹, endossado por Emanoel Araujo, João Jorge (Olodum) e Alberto Pita (Cortejo Afro).
A África foi reconstruída simbolicamente no Subúrbio Ferroviário de Salvador através da obra desses artistas e seus continuadores. Otávio Bahia deu cor e forma em imagens, esculturas e máscaras a este modo culturalmente elaborado de representação surgido em tempos imemoriais. No entanto, é sofrível pensar que nesta Cidade de São Salvador da Bahia poucos conheçam a sua obra." (Fonte: https://tirandodacachola.wordpress.com/conteudos-especiais/tema-de-novembro/opinativos/)
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: Otávio Bahia |
Dimensões: 15cm x 59cm x 28cm aproximadamente |
Técnica: madeira esculpida |
Registro fotográfico anterior à intervenção
Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Perda de suporte e rachaduras |
Fotos - detalhes
Perda de suporte e rachaduras |
Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)
Limpeza e higienização |
Enxerto com resina epóxi |
Aplicação de filme de isolamento |
Reintegração pictórica mimética |
Aplicação de filme protetor final |
Registro comparativo
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Antes |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Depois |
Registro fotográfico pós intervenção
Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no suporte |
Limpeza e higienização |
Enxerto com resina epóxi |
Intervenção na pintura |
Limpeza e higienização |
Aplicação de filme de isolamento |
Reintegração pictórica mimética |
Aplicação de filme final |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |
2 Comments
Add comment Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
Preciso seu contato para restaurar um quadro
Boa noite, Anna Luiza.
Seguem os nossos contatos.
11 97086-1081 (WhatsApp) ou ateliearterestauracao@gmail.com
Qualquer dúvida, pomo-nos à disposição.
Ateliê, Arte e Restauração.