Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
João Baptista da Costa (Itaguaí, RJ 1865 - Rio de Janeiro, RJ 1926)
“Pintor, desenhista, professor. Baptista da Costa é reconhecido como um dos grandes pintores de paisagem brasileiros da passagem do século XIX para o XX. Nasce muito pobre, fica órfão aos 8 anos de idade e passa um tempo morando com parentes. Não consegue se adaptar e foge para o Rio de Janeiro em 1873. Vive no Asilo de Menores Desamparados, onde aprende música, encadernação e desenho. O professor Antônio de Souza Lobo observa sua aptidão e o estimula a prosseguir os estudos em artes, conseguindo seu ingresso na Academia Imperial de Belas Artes - Aiba, em 1885, com o apoio de Ambrósio Leitão da Cunha (1825 - 1898) - o barão de Mamoré. Na Aiba, Baptista da Costa aprende pintura com Zeferino da Costa e depois com Rodolfo Amoedo, de quem assiste às aulas até se formar em 1889. Nesse período, como aluno, ele vive o processo de transição da Academia, saindo de uma orientação majoritariamente neoclássica para outra mais realista. Esse processo acompanha, de certo modo, a mudança do Segundo Reinado para a República, da Aiba para a Escola Nacional de Belas Artes - Enba. As pinturas passam a tratar de temas menos grandiloqüentes, com situações mais amenas e composição harmônica e descritiva. Em 1890, o pintor mostra seus trabalhos pela primeira vez na Exposição Geral de Belas Artes. Cerca de quatro anos depois, pinta a tela Em Repouso (ca.1894). Na pintura desta cena rural, a predominância do ambiente sobre a figura denuncia o maior interesse de Baptista da Costa pela paisagem. Com ela o artista ganha o prêmio de viagem ao exterior na 1ª Exposição Geral de Belas Artes, em 1894, e muda-se para a França em 1896. Lá assiste às aulas de pintura de Tony-Robert Fleury (1837 - 1912) e Jules Joseph Lefebvre (1836 - 1912), na Académie Julian. Na estada européia, o artista conhece a Alemanha e a Itália. Volta ao Brasil em 1898, bastante amargurado, após perder sua primeira esposa. Na sua volta, o artista passa a expor anualmente nos Salões nacionais, recebe medalha de ouro de segunda classe em 1900, de primeira classe em 1904 e a grande medalha de ouro em 1908. Em 1906, é convidado pela Aiba a substituir Rodolfo Amoedo na coordenação do ateliê de pintura. Nesse momento, seu trabalho elimina progressivamente os personagens e passa a se ocupar da descrição da paisagem rural. A produção de Baptista da Costa é vasta e compõe-se de importantes quadros de cenas de gênero e retratos como o de João Gomes do Rego e Dom Pedro II, mas é na pintura de paisagem que ele se consagra. A dedicação, cada vez maior, à paisagem, é simultânea à sua aproximação de procedimentos de observação direta da cena brasileira. Baptista da Costa retrata a paisagem rural sem os arroubos românticos de Antônio Parreiras (1860 - 1937). Evita as idealizações dos pintores acadêmicos anteriores, procurando, em telas como Quaresmas, uma relação contemplativa com a natureza brasileira. Apesar de existir semelhanças de procedimento e de poética com artistas franceses como os membros da Escola de Barbizon e Jean-Baptiste-Camille Corot (1796 - 1875), pode-se dizer que Baptista da Costa é mais contido. Ele compõe panoramas de natureza variada, mas evita relações desiguais e fortes contrastes. As paisagens são harmônicas e serenas, tudo aparece acolhedor e pacificado. Em 1915 o artista é homenageado com duas honrarias. Uma artística: a medalha de honra da 22ª Exposição Geral de Belas Artes. A outra é a sua eleição como diretor da Enba, cargo que exerce até o fim da vida sem deixar de dirigir o ateliê de pintura. Nessa função, Baptista da Costa forma muitos discípulos na pintura de paisagem, como Levino Fanzeres (1884 - 1956), Francisco Manna (1879 - 1943) e Vicente Leite (1900 - 1941). Apesar de não aceitar o modernismo, que julgava cabotino e anárquico, Baptista da Costa foi importante na formação de pintores próximos das linguagens de vanguarda, como Candido Portinari e Manoel Santiago (1897 - 1987).” (http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21305/baptista-da-costa)
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: J. Baptista |
Dimensões: 16cm x 18,5cm aproximadamente |
Técnica: óleo sobre tela |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Registro fotográfico anterior à intervenção
Frente |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Verso |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Verniz oxidado |
Desprendimento e perda de camada pictórica |
Tela colada sobre Eucatex |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Fotos - detalhes
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Tela colada no Eucatex |
Sujidade |
Verniz oxidado |
Desprendimento e perda de camada pictórica |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)
Consolidação de camada pictórica (adesivo e calor) |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Remoção de verniz oxidado |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Aplicação de filme de isolamento |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Remoção do Eucatex |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Limpeza do verso da tela |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Reforço de bordas |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Estucagem e reintegração pictórica com tratteggio |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Aplicação de filme protetor final |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Chassis - cunhas com ilhoses e cordão encerado |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Registro comparativo
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Antes |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Depois |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Registro fotográfico pós intervenção
Frente |
Warning: Undefined array key "text_selected_editor" in /home1/ateli879/public_html/wp-content/plugins/so-widgets-bundle/widgets/editor/editor.php on line 79
Verso |
Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no chassis |
Cunhas |
Intervenção no suporte |
Remoção do Eucatex |
Limpeza do verso |
Reforço de bordas |
Fixação da tela em novo chassis |
Intervenção na pintura |
Limpeza e higienização |
Consolidação de camada pictórica |
Remoção de verniz oxidado |
Aplicação de filme de isolamento |
Estucagem |
Reintegração pictórica com tratteggio |
Aplicação de filme protetor final |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |