Nuestra Señora de la Salud (provável século XVIII)
"A description of the many Madonnas and women saints which came out of the Colonial workshops of Cuzco would be enough to show us the eminently distinct individuality of this school. Its Virgins and holy maidens are at once mystic and mundane or simply human. Their grace, the way they wear their embroidered garments, the candid distribution of attibutes, everything contributes to give them an excepcional originality". (Fonte: ARBAIZA, Genaro. Peruvian Colonial Art: The Cuzco School of Painting. Editorial Libros de México, S.A., 1964)
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: Escola Cusquenha |
Dimensões: cm x cm aproximadamente |
Técnica: óleo sobre tela |
Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Verniz e camada pictórica pulverulentos |
Desprendimento da camada pictórica |
Perda de camada pictórica |
Preenchimentos volumétricos desnivelados |
Abaulamento da tela |
Rasgos |
Ausência de bordas |
Reentelamento a cera em desprendimento e com fungos |
Pregos oxidados |
Chassis sem tratamento |
Fotos - detalhes
Fotos - análise microscópica
Perda de camada pictórica e pulvêrulência (rosto do Menino Jesus) |
Pulverulência |
Craquelamento e perda de camada pictórica |
Enxerto com papel de jornal |
Tecido do reentelamento e cera |
Apêndice - foto complementares (exemplificação de procedimentos)
Aplicação de 1ª camada de filme de isolamento (após limpeza e higienização) |
Desmontagem |
Remoção do reentelamento |
Remoção da cera |
Reforço de bordas |
Fixação da tela no chassis |
Ajustes das cunhas |
Preenchimento volumétrico |
Aplicação de 2ª camada de filme de isolamento (saturação das cores) |
Reintegração cromática (mimética diferenciada) |
Aplicação de verniz final |
Registro comparativo
Antes | Depois |
Registro fotográfico pós intervenção
Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no suporte |
Remoção do reentelamento |
Remoção mecânica!da cera |
Reforço de bordas |
Reentelamento solto e fixação da tela no chassis |
Preenchimentos volumétricos |
Intervenção na pintura |
Remoção de sujidade |
Consolidação de camada pictórica |
Aplicação de filme de isolamento |
Reintegração cromática mimética diferenciada |
Aplicação de verniz final com equilíbrio de brilho |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |
Limpeza - trincha macia e seca |