Gravuras policromadas - século XVIII
Intervenção de restauro - gravuras policromadas, século XVIII, de F. Boucher e gravadas por R. Gaillard. Clareamento químico, reserva alcalina, montagem com materiais de PH neutro, restauro de moldura.
Atribuído a/assinado por: F. Boucher e gravadas por R. Gaillard |
Dimensões: 55 cm x 40 cm aproximadamente |
Técnica: gravuras policromadas |
Exemplificação de procedimentos
Desmontagem |
Clareamento químico |
Restauro de elementos da moldura |
Registro fotográfico pós intervenção
4 Comments
Add comment Cancelar resposta
Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.
vocês acham interessante para manter áreas fora da gravura (apenas papel manchado mofo, porém pouco) claras e sob controle pré-restauro (pois creio que o momento atual nao permite) uso de peroxido de hidrogenio em baixas quantidades?
Boa tarde, Ivan. Gratos pela pergunta, porém não entendemos muito bem a sua dúvida, poderia reformular a pergunta? Gratos. Ateliê.
Boa tarde,
Eu tenho desenhos que foram utilizados giz, pastel e carvão. Estão com algumas manchas em marrom e amareladas. Como farei a higienização?
Aguardo retorno, por favor.
Boa tarde, Michele.
A higienização faz-se com trincha macia e seca. As manchas marrons amareladas provavelmente são “foxing”, neste caso somente um conservador-restaurador poderá avalia-las e verificar se é possível tratá-las. De qualquer modo, manter os papéis em lugar seco e ventilado contribui para a sua conservação.
Att.,
Ateliê, Arte e Restauração