Joaquim Miguel Dutra (Piracicaba, São Paulo, 1864 - São Paulo, São Paulo, 1930)
"Joaquim Miguel Dutra (Piracicaba SP 1864 - São Paulo SP 1930). Pintor, decorador, músico, escultor e professor. Inicia sua atividade artística na primeira década do século XX. Paisagista autodidata, atuante em Piracicaba, São Paulo, elege o rio da cidade como seu principal ponto de interesse, representando-o na maioria de suas pinturas, que ora destacam o salto do Piracicaba, a rua do Porto, as usinas de açúcar, ora ressaltam a figura dos pescadores ou lavadeiras. Dificuldades financeiras, que se agravam pela boemia e pelo jogo, levam-no, por vezes, a executar serviços de pintura, forração de paredes e caixilharia. Como artista decorador, realiza trabalhos em igrejas, teatros e residências. São de sua autoria as pinturas decorativas de várias igrejas no interior de São Paulo: Capivari, Caconde, Itapira e Limeira e da antiga matriz de São Carlos. Como escultor, realiza imagens de Santa Bárbara, São José e do menino Jesus para igrejas de Santa Bárbara e Limeira. Em São Carlos, decora a residência de Antonio Carlos de Arruda Botelho, o conde do Pinhal, e pinta o pano de boca do Teatro Santo Estevão. Também é chamado para decorar as residências de José Leite Negreiros, Adolpho Carvalho e de Anna Cândida de S. Rezende, a baronesa de Rezende, em Piracicaba, entre outras. Tocador do instrumento de sopro oficlide, participa de orquestras locais e compõe tangos, valsas, polcas e outras melodias, muitas delas dedicadas a amigos e parentes, como o tango A Guanchuma ou a marcha Saudades de Almeida Júnior, executada nas homenagens do 30º dia da morte do amigo, com quem convivera em Piracicaba, e de quem recebera elogios como pintor." (Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa21353/joaquim-miguel-dutra)
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: J. Dutra |
Dimensões: 34cm x 49cm aproximadamente |
Técnica: óleo sobre tela |


Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Fungos |
Perda de camada pictórica |
Rasgo |
Verniz Oxidado |
Retoques |
Fotos - detalhes


Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)
Desmontagem |

Remoção de verniz oxidado e retoques |


Limpeza e higienização do verso |


Aplicação de solução fungicida |

Tratamento do chassis com Paraloid B72 e reposição das cunhas |

Planificação |


Sutura e instalação da obra no chassis |


Aplicação de filme de isolamento |

Estucagem |

Reintegração pictórica (mimético diferenciado) |

Aplicação de filme protetor final e verniz fosco para equilíbrio do brilho |

Registro comparativo
Antes |
Depois |


Registro fotográfico pós intervenção


Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no suporte |
Desmontagem |
Limpeza e higienização |
Sutura |
Aplicação de solução fungicida |
Intervenção no chassis |
Tratamento do chassis |
Reposição das cunhas |
Intervenção na pintura |
Remoção de verniz oxidado e velatura |
Remoção de retoques |
Aplicação de filme de isolamento |
Estucagem e texturização |
Reintegração pictórica mimética diferenciada |
Aplicação de filme protetor final |
Aplicação de verniz mate |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |
Limpeza - trincha macia e seca |
2 Comments
Add comment Cancelar resposta
This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.
Parabéns pelo trabalho. O resultado é impressionante, bem claro nas fotos do antes e depois.
Gratos, pela confiança.
Abraços,
Ateliê, Arte e Restauração