José Roberto Aguilar (São Paulo, São Paulo, 1941)
"Pintor, videomaker, performer, escultor, escritor, músico e curador. Autodidata, integra o movimento performático-literário Kaos, em 1956, com Jorge Mautner (1941) e José Agripino de Paula (1937-2007). Em 1963, expõe pinturas na 7ª Bienal Internacional de São Paulo. Considerado um dos pioneiros da nova figuração no Brasil, participa da mostra Opinião 65, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), em 1965. Nessa época, passa a pintar com spray e pistola de ar comprimido. Vive em Londres, entre 1969 e 1972, e em Nova York, entre 1974 e 1975, época em que inicia suas experimentações com vídeo. Volta a morar em São Paulo em 1976. No ano seguinte, participa da 14ª Bienal Internacional de São Paulo com a instalação Circo Antropofágico Ambulante Cósmico e Latino-Americano Apresenta Esta Noite: A Transformação Permanente do Tabu em Totem, em que expõe 12 monitores de TV no palco do Teatro Ruth Escobar. Em 1981, cria o grupo musical Banda Performática e lança o livro A Divina Comédia Brasileira. Torna-se discípulo do líder espiritual indiano Rajneesh, em 1983, e começa a assinar suas telas como Aguilar Vigyan. Em 1989, realiza a performance Tomada da Bastilha, com a participação de 300 artistas, assistida por cerca de 10 mil pessoas em São Paulo. Nos anos 1990, faz pinturas em telas gigantes e esculturas em vidro e cerâmica. De 1995 a 2002, é diretor do espaço cultural Casa das Rosas, em São Paulo. Em 2003, Aguilar é nomeado representante do Ministério da Cultura na capital paulista." (Fonte: http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa4002/jose-roberto-aguilar).
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: Aguilar |
Dimensões: 97cm x 130cm aproximadamente |
Técnica: óleo sobre tela |


Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Manchas |
Perda de camada pictórica |
Rasgos |
Borda inferior fragilizada |
Tachas e pregos oxidados |
Chassis inapropriado (sem cunhas) |
Fotos - detalhes



Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)
Pré-consolidação |

Desmontagem e planificação das bordas |


Consolidação final |

Limpeza e higienização do verso |

Sutura, reforço de bordas e remendos |


Preparo do novo chassis e fixação |


Limpeza e higienização |


Aplicação de filme protetor de isolamento |

Estucagem e texturização |



Reintegração pictórica mimética diferenciada |

Aplicação de filme protetor final |

Registro comparativo
Antes |
Depois |


Registro fotográfico pós intervenção


Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no suporte |
Limpeza e higienização |
Planificação |
Execução de 3 suturas |
Execução de 2 remendos |
Reforço da borda inferior |
Preparação do chassis e cunhas |
Fixação da tela no chassis |
Ajuste das cunhas |
Intervenção na pintura |
Pré-consolidação |
Consolidação final |
Remoção de sujidade |
Aplicação de filme de isolamento |
Estucagem e texturização |
Reintegração pictórica mimética diferenciada |
Aplicação de filme protetor final |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |
Limpeza - trincha macia e seca |