Nicola de Corsi (Odessa, Ucrânia, 1882 - Nápoles, Itália, 1956)
"Paisagista e marinhista, estudou em Nápoles, onde foi aluno de Giacinto Gigante. Participou da Bienal de Veneza em 1910. Chegou ao Brasil em 1912 e nesse mesmo ano expôs com o pintor Nicola Fabricatore na rua São Bento, em São Paulo. Sobre sua permanência na capital paulista escreveu a pesquisadora Ruth Sprung Tarasantchi: "Nicola De Corsi tem uma bela paleta; quando chegou a São Paulo trouxe telas de todos os gêneros, mas sua especialidade era pintar multidões. Não se interessou pela figura humana em si, mas apanhava aglomerações em praças públicas e mercados, as quais dava grande movimento, com rápidas e vigorosas pinceladas. Em suas marinhas revelou as mesmas qualidades. Pintou tanto a óleo como a pastel." Regressou para a Itália em 1922 e participou do Salão de Paris em 1928." (Fonte: http://www.catalogodasartes.com.br/Detalhar_Biografia_Artista.asp?idArtistaBiografia=103).
Ficha Técnica
Atribuído a/assinado por: De Corsi |
Dimensões: 65cm x 50cm aproximadamente |
Técnica: óleo sobre tela |

Diagnóstico inicial - resumo
Sujidade |
Verniz oxidado |
Perda de camada pictórica |
Rasgo e furos |
Tachas e pregos oxidados |
Fotos - detalhes

Rasgo - frente e verso |

Verniz oxidado e rasgo |
Apêndice - fotos complementares (exemplificação de procedimentos)
Desmontagem |

Limpeza e higienização |

Planificação, sutura e remendos |



Remoção do verniz oxidado |


Remoção de excremento de xilófagos |

Após remoção de verniz oxidado e aplicação de filme de isolamento |

Estucagem e texturização |


Reintegração pictórica mimética diferenciada |

Aplicação de filme protetor final |

Registro comparativo
Antes |
Depois |


Registro fotográfico pós intervenção

Resumo dos processos de conservação e restauro efetuados
Intervenção no suporte |
Limpeza e higienização |
Planificação |
Execução de 2 suturas |
Execução de 5 remendos |
Fixação da tela no chassis |
Intervenção na pintura |
Remoção de sujidade |
Remoção de verniz oxidado |
Aplicação de filme de isolamento |
Estucagem e texturização |
Reintegração pictórica mimética diferenciada |
Aplicação de filme protetor final |
Condições ambientais para melhor conservação posterior
Temperatura - 20º a 25º C (evitar variações) |
Umidade relativa - 45% a 60% (evitar variações) |
Iluminação - 5lux a 50lux (evitar variações) |
Limpeza - trincha macia e seca |